Medicina do futuro: tecnologia será voltada para a prevenção

Marcos Adanza
By Marcos Adanza
2 Min Read

Avanços tecnológicos no setor indicam que o foco será na prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida. Médico comenta algumas das principais inovações na saúde

“Prevenir é melhor do que remediar”, já diz o antigo e conhecido ditado. E quando se fala sobre a medicina do futuro, tudo indica que o avanço da tecnologia na área da saúde confirma a antiga sabedoria.

Embora existam notórios avanços em termos de tratamentos e medicamentos, com inovações que ajudam médicos e pacientes a obter resultados cada vez mais animadores, profissionais da áreas são unânimes em dizer que a melhor forma de cuidar da saúde ainda será através de medidas preventivas, que evitam ou atenuam o aparecimento de problemas.

E a tecnologia, claro, também se move nesse sentido, com recursos cada vez mais avançados, que permitem prever possíveis doenças e oferecem alternativas preventivas para evitar que se desenvolvam.

“Agir antes que os problemas se instalem é mais inteligente, mais barato e mais eficiente. É a melhor solução para o paciente e para o sistema de saúde como um todo “, afirma Dr Helder Polido, urologista e diretor médico do Instituto Helder Polido, centro de saúde que é referência em São Carlos e região.
O especialista explica que os principais investimentos das empresas de aparelhos e soluções médicas têm sido nesse sentido, apostando em novas tecnologias de exames e investigação médica para detectar possíveis problemas o quanto antes.

“Na quase totalidade dos casos, identificar precocemente a patologia aumenta significativamente a chance de cura”, diz.
Dr Helder também aponta outra vantagem do diagnóstico precoce: tratamentos menos agressivos.

“Iniciar as ações de tratamento quando a patologia está em estágio inicial envolve menos sofrimento para o paciente, pois o quadro não está avançado, e sua experiência, como um todo, é muito mais positiva”, aponta.

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *